1 Samuel 1:17

1 Samuel 1:17 “Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.”

 

No livro de primeira Samuel, capitulo 1, conta um pouco da história de Ana esposa de Elcana.

Ana, tinha um sonho de ser mãe, pois era estéril e vivia amargurada por não poder conceder filhos ao seu esposo. Todos os anos Elcana subia de sua cidade a Siló para adorar e fazer sacrifícios a Deus, então Ana chorava amargamente pois era confrontada pela outra esposa que Elcana tinha , a qual dera muitos filhos a ele.

Até que um dia, enquanto Elcana adorava a Deus em Siló, Ana entrou no santuário do Senhor para derramar a sua alma e sua angustia diante de Deus, então Ana começou a orar:

…e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. 1 Samuel 1:10-11

Depois de feito a oração, Ana saiu da presença de Deus, e quando saía do santuário, o sacerdote Eli que estava à entrada do templo disse a Ana:

“Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” 1 Samuel 1:17

 

Todos nós temos sonhos a qual muitos parecem impossíveis de serem realizados. Assim como Ana que tinha o sonho de conceder um filho, porém era estéril, mas Ana não perdeu a esperança e sabia que somente Deus poderia mudar a história da vida dela. Então se humilhou perante a Deus, e apresentou diante do Senhor com lagrimas o seu pedido, e o nosso Deus, Todo Poderoso, ouviu a oração de sua filha e realizou o seu pedido.

Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.1 Samuel 1:19-20

 

Primeiramente os nossos sonhos devem estar alinhados aos sonhos de Deus, veja que Ana pediu um filho, e um filho faz parte da vontade de Deus, já que a família foi constituída por Deus. Todo sonho tem que ter o objetivo de trazer a glória de Deus, tem que, de alguma maneira ser útil para que o reino de Deus venha a terra.

Segundo, a palavra nos ensina que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, mas antes apresentarmos as nossas petições perante a Deus com oração, súplica e ações de graças.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de Graças, apresentem seus pedidos a Deus.Filipenses 4:6

Terceiro, nós não podemos de maneira nenhuma perder a esperança e a fé, de que um dia nossos sonhos serão realizados conforme a vontade de Deus. Temos que trazer ao nosso coração de que o nosso Deus é um Deus vivo, um Deus que realiza o impossível, que traz a existência aquilo que não existe, um Deus que deseja o melhor para o seu filho e tem o maior interesse em realizar os nossos sonhos.

PARA ISSO É NECESSÁRIO DARMOS QUATRO PASSOS DE FÉ PERANTE A DEUS: SE HUMILHAR, ORAR, SÚPLICAR E AGRADECER!