Eclesiastes  5:2

Eclesiastes  5:2 “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras”.

O desejo de falar, de se comunicar com outras pessoas é normal de todo ser humano, pois Deus nos criou para vivermos em comunhão uns com os outros, e isso implica a necessidade de conversar.

Porem existe o momento de falarmos e momento de ouvirmos, e o ouvir deve ser mais praticado do que o falar, principalmente em momentos de nervosismo e estresse aonde o tempo de concentração e o pensar são menores.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19

 

Quando estamos diante de Deus e iniciamos um “diálogo” com Ele, é de costume falar mais e ouvir menos a Deus, ou até mesmo nem ouvi-Lo. A palavra de Deus descrita no versículo acima nos mostra que não devemos precipitar com a nossa boca, mas antes pensar muito bem ao falar ou até mesmo somente ouvi-Lo.

Isso também ocorre quando estamos conversando com outra pessoa, a necessidade de expor o que somos é maior do que ouvir o que a pessoa tem a dizer.

 

A final, quando estamos em uma sala de aula ou estivemos um dia, quem fala mais, o professor ou o aluno? Deus está nos céus e nós na terra. Quem somos nós para questionarmos a Deus alguma coisa acerca de nossa vida, por acaso Deus não sabe o que está fazendo. Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, sua sabedoria é insondável.

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

 

Portanto busquemos não se precipitar ao falar, e muito menos abrir nossa boca para reclamar, murmurar ou criticar alguém ou algo, mas procuramos primeiramente ouvir de Deus o que precisamos fazer ou mudar para que qualquer problema que enfrentarmos seja resolvido com sabedoria e da forma que Deus deseja.

O ouvir traz crescimento, o falar não!