Provérbios 16:9

Provérbios 16:9 “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.”

 

A palavra de Deus nos conta a história de um homem chamado Saulo de Tarso, um fariseu nascido na cidade de Tarso, um cidadão romano,porem criado em Jerusalém “aos pés de Gamaliel, um grande pensador na época e considerado um dos maiores professores nos anais do Judaísmo”. Saulo, por sua vez, devastava a igreja, indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres que proferiam o nome de Jesus e os lançava na prisão.

O plano de Saulo era colocar todos os cristãos na prisão, chegou a pedir cartas para as sinagogas de Damasco, para que, quando encontrasse com homens e mulheres que pertencessem a Cristo, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Porem, Deus determina os passos do homem, o homem pode planejar, mas a palavra final vem do alto, vem do trono de Deus, e foi assim que aconteceu com Saulo, seus planos foram totalmente postos por terra, e a vontade de Deus prevaleceu.

Atos 9:3-5 “Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

Após o encontro com Jesus, a vida de Saulo foi totalmente transformada, e aquele que antes perseguia a igreja de Cristo, passou a anunciar a palavra e ajudar os cristãos na obra de Deus.

Todos nós temos sonhos e projetos a serem realizados, não está errado em agir desta forma, realmente devemos sonhar e planejar para que possamos prosseguir na vida, mas o que devemos parar para analisar é se os sonhos e projetos nossos estão de acordo com a vontade de Deus, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para nós.

De nada adianta planejarmos algo em nossos corações, nos esforçarmos se não estiver em concordância com a palavra de Deus, será um esforço inútil e acabaremos frustrados e desanimados por não ter realizado aquilo que havíamos planejado.

Saiba que é Deus quem determina os nossos passos, de nada adianta traçarmos um caminho na direção contrária de Deus, cedo ou tarde, Deus mostrará o caminho verdadeiro.

Após o encontro com Cristo, Saulo ficou cego por três dias, até que Deus enviou um profeta chamado Ananias que orou por Saulo e o mesmo voltou a ver.

Não sejamos teimosos e persistentes em sonhos e projetos que não provem de Deus, que não seja necessário acontecer alguma coisa em nossa vida para que Deus venha mostrar o caminho correto, mas antes, coloquemos diante do Senhor os nossos planos e sonhos, pois é Deus quem determina os nossos passos.