Tiago 1:19

Tiago 1:19 “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”  

 

 

Você só passa a conhecer uma pessoa quando existe um diálogo entre elas, como conhecer alguém e ter intimidade com tal pessoa se não tiver um diálogo, se não houver comunicação entre ambas partes.

Deus, como um Pai amoroso, deseja ansiosamente desfrutar de uma comunhão diária com seus filhos (as) , imagina você irmão, pai, mãe, amigo ficar sem conversar com a pessoa que você mais ama, difícil e doloroso não acha?

Quando entramos na presença de Deus, entramos para conversar com Deus de forma errônea, sabe o porquê? Porque não existe um “diálogo” e sim um “monólogo”, como assim? Como não existe um diálogo?

Primeiramente quando oramos a Deus, colocamos diante Dele as nossas necessidades, as nossas súplicas, explicamos os nossos problemas, clamamos por ajuda, contamos como foi o nosso dia, pedimos perdão, agradecemos, se é que muitas vezes esquecemos de agradecê-Lo, e após de toda essa explanação saímos de sua presença , não é verdade? Analisa uma coisa, houve um “diálogo” ou um “monólogo”?

Quantas vezes nós, após expor tudo o que tínhamos a dizer a Deus continuamos em sua presença para ouvi-Lo? Separamos um tempo de nossas orações para ouvir Deus? Que eu saiba a palavra “diálogo” é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. E onde está havendo diálogo entre nós e Deus?

Veja que o versículo acima diz: “Todo homem seja prontos para OUVIR, tardio para falar e tardio para se irar.”

Nota que, o Ouvir vem antes do Falar, e muito antes do Irar. Muitas vezes invertemos a ordem e entramos na presença de Deus irado com as circunstâncias contrárias da vida e depois de muito desabafo saímos de sua presença sem ao menos ouvi-Lo.

 

Deus deseja ansiosamente “Dialogar” conosco, deseja contar os seus sonhos para conosco, deseja explicar seus projetos e aquilo que Ele tem de melhor para nós, só precisamos ouvi-Lo. Separemos um “Bom tempo” de nossas orações para ouvir Deus, para que depois de ouvi-Lo possamos conversar com Ele.