MARCOS 12:28-30

MARCOS 12:28-30 “Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? … Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”

Quando Jesus foi questionado sobre o Primeiro Mandamento, Ele foi direto ao assunto mais forte do ensino bíblico: o amor. Falou primeiro do amor ao Senhor e depois sobre o homem amar ao próximo como a si mesmo.

Ao destacarem um mandamento em relação aos demais, as Escrituras não diminuem nenhum dos outros mandamentos, mas mostram que o cumprimento deste nos influencia no cumprimento dos demais.

Há algo extraordinário no amor. E, mesmo antes de falar sobre o amor ao próximo, Deus nos pede que O amemos. Sem amar ao Senhor, ninguém jamais encontrará a fonte inesgotável de amor, a qual nos permite amarmos verdadeiramente ao nosso próximo. Deus é amor, e sem que nos misturemos com Ele por meio de uma íntima comunhão, não teremos recursos nem condições de amarmos a ninguém!

Algo que realmente impressiona é o fato de Deus pedir não somente um amor de coração, alma, entendimento e forças, mas também um amor de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de todas as forças! Deus Se manifestou de uma maneira tremendamente exigente neste assunto. Ele não quer uma manifestação de amor parcial. Nada O satisfaz, a não ser o amor total de cada parte que completa o todo do nosso ser!

Sabemos qual é a expectativa que o Pai Celestial tem, com relação ao nosso relacionamento com Ele. Ele não estabeleceu este mandamento como o primeiro e mais importante  de todos, somente para ter o nosso amor, mas para garantir que O amemos acima de tudo e de todos. O Primeiro Mandamento revela não somente o que temos que fazer para amá-Lo, mas principalmente a intensidade com que devemos obedecê-lo: de todo o nosso ser!

 

“AMEMOS A DEUS COMO UM TODO, E NÃO PARCIALMENTE”