JONAS 1:1-3

JONAS 1:1-3 “ A palavra do SENHOR veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: Vá depressa à cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR.

 

Quantas vezes a palavra de Deus chega a nós com uma determinada ordem e muitas vezes fazemos que não ouvimos, damos desculpas ou até mesmo fugimos da ordenança, são inúmeras vezes, chega até ser quase todas as vezes.

A bíblia conta que Deus enviou uma palavra a Jonas, para que ele cumprisse um propósito que Deus havia planejado. Jonas como um profeta de Deus sabia que não tem como esconder de Deus, mas ele fugiu para Társis pensando na possibilidade de Deus escolher outra pessoa para executar o plano, mas não fui isso que Deus fez.

Todos nós somos chamados para executar planos de Deus, assim como a cidade de Nínive que vivia em pecado, foi transformada e salva da ira de Deus através da pregação de Jonas, assim Deus quer nos usar para transformar vidas e até mesmo cidades.

Deus nos salvou para o serviço Dele, a ordem já foi dada a todos aqueles que aceitaram Jesus Cristo como Senhor, Deus nos diz em Mateus 28:19-20 “ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.

Não podemos recusar o chamado de Deus para as nossas vidas como Jonas fez, pois se fizermos como Jonas, sofreremos algumas conseqüências. Jonas tentou fugir do propósito de Deus e foi parar dentro de um navio, aonde Deus fez vir uma grande tempestade, fazendo com que Jonas fosse jogado no mar e engolido por um grande peixe e ali Jonas chegou a quase morrer.

Não espere que Deus te discipline desta maneira para que você entenda o propósito que Ele planejou para sua vida, Deus não quer usar outra pessoa, Ele escolheu você e não se ache incapaz de executar o plano de Deus, se Ele chamou, Ele irá capacitá-lo.

 

“ Permanecemos atentos ao chamado de Deus, e quando ouvirmos a sua ordem, não venhamos recusar ou achar que existe outra pessoa melhor para executar, se Deus nos chamou, vamos obedecê-Lo.”